Capoeira - diferenças

A capoeira e seus estilos


Capoeira Angola: A origem correta é um pouco difícil de se saber pois é uma arte da época da escravidão portanto existem muito poucos documentos sobre sua origem. A versão mais aceita é que a capoeira angola foi desenvolvida por escravos africanos aqui no Brasil. Acredita-se que a capoeira angola era praticada nos terreiros das senzalas. Como os feitores e capitães-do-mato não sabiam se a capoeira era uma dança ou uma luta, os escravos treinavam muito. As características principais do jogo de capoeira angola é o jogo mais rasteiro, um jogo onde vc estuda muito mais o seu adversário… os movimentos também são mais lentos (porém não menos eficientes), um jogo que exige mais força dos jogadores, pois são movimentos que necessitam equilibrio. Na roda de angoleiros antes do jogo começar sempre deve-se cantar uma ladainha (música que geralmente conta uma história), a bateria desse estilo de jogo geralmente é formada de três berimbaus (Gunga (ou berra-boi), médio e viola), pandeiro, agogô, atabaque e alguns mais antigos usam também o reco-reco. O maior ícone e divulgador desse estilo de capoeira é Vicente Ferreira, o Mestre Pastinha.




Capoeira Regional: Antes chamada de Luta Regional Baiana criada por volta de 1928 por Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba. Mestre Bimba fez uma junção da capoeira angola que ele ja praticava com um tipo de luta livre chamado Batuque (que era muito comum na Bahia no século XIX) e também alguns movimentos de outras artes marciais. Na capoeira Regional o capoeira passou a jogar mais em pé num jogo mais rápido. Mestre Bimba criou o primeiro método didático de ensino que consistia na sequência de Bimba (uma sequência de movimentos específicos), Bimba criou também um código de ética que na época exigia até mesmo a higiene do capoeira, instituiu o uniforme branco e o sistema de Graduação, na época eram com lenços coloridos, mais tarde passou a ser através de cordas, cordões e ou cordéis. Os toques também são bem específicos. Na roda de capoeira regional os toques básicos pra se jogar é São Bento Grande de Bimba (jogo em pé, rápido e mais agressivo), Benguela (jogo mais balanceado, um pouco mais lento que o sbg e mais floreado), Iuna (jogo exclusivo para formados, mestres ). Existiam outros toques como o Cavalaria que avisava quando capoeiras de fora chegavam, e também avisava a chegada da policia, o Idalina, Amazonas e Santa Maria era toques para apresentações especiais.



A roda de capoeira  é um círculo de capoeiristas com uma bateria musical em que a capoeira é jogada, tocada e cantada. A roda serve tanto para o jogo, divertimento e espetáculo, quanto para que capoeiristas possam aplicar o que aprenderam durante o treinamento.

Os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira cantando e batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto dois capoeiristas jogam capoeira até algum outro capoeirista da roda comprar o jogo, ou seja, entrar entre os dois e iniciar um novo jogo com um deles.



A música e o canto são elementos fundamentais para uma roda de capoeira, acompanhando e cadenciando os movimentos dos capoeiristas.
Os instrumentos utilizados são:

Sobre os movimentos da capoeira

Existem muitos movimentos que caracterizam a capoeira. A ginga, movimento típico a partir do qual se realizam todos os demais, é um movimento ritmado e constante que envolve todo o corpo do capoeirista, que simula tentativas de ataque e contra-ataque. Inicia-se afastando lateralmente os pés, desloque um dos pés para trás, mantendo o braço contrário à frente, com o tronco em pequena inclinação. Retorne à posição inicial e repita o movimento com o outro pé. Veja na figura a seguir a movimentação dos pés:






Nenhum comentário:

Postar um comentário