CAPOEIRA e sua história
Falar da história da capoeira brasileira é reportar-se à história da resistência dos negros no Brasil.Os negros escravizados, que vieram da África Ocidental e trouxeram consigo suas tradições culturais, apresentavam-na como uma dança ou um divertimento para treinar seus movimentos e preparar-se para fugir do cativeiro. Era uma das “armas” que os escravos tinham para se defender de seus opressores.Grande parte dos autores que escrevem a respeito da questão associa o aparecimento da capoeira ao surgimento dos primeiros quilombos, e alguns chegam a identificar o Quilombo dos Palmares como o berço dessa luta. A capoeira, criada pelos negros escravizados para ser executada em situações arriscadas de confronto, é hoje praticada em diferentes espaços públicos e privados. Os capoeiras, ou capoeiristas, geralmente representam um grupo do qual participam e que carrega um nome que, normalmente, simboliza a força negra nos tempos da escravidão. Os grupos costumam interpretar a capoeira de maneiras distintas, alguns trabalham a capoeira numa visão mais folclórica, outros entendem que a modalidade é uma forma de luta; alguns dão maior ênfase à parte esportiva, outros valorizam, principalmente, o aspecto educativo.
A capoeira e seus estilos
Capoeira Angola: A origem correta é um pouco difícil de se saber pois é uma arte da época da escravidão portanto existem muito poucos documentos sobre sua origem. A versão mais aceita é que a capoeira angola foi desenvolvida por escravos africanos aqui no Brasil. Acredita-se que a capoeira angola era praticada nos terreiros das senzalas. Como os feitores e capitães-do-mato não sabiam se a capoeira era uma dança ou uma luta, os escravos treinavam muito. As características principais do jogo de capoeira angola é o jogo mais rasteiro, um jogo onde vc estuda muito mais o seu adversário… os movimentos também são mais lentos (porém não menos eficientes), um jogo que exige mais força dos jogadores, pois são movimentos que necessitam equilibrio. Na roda de angoleiros antes do jogo começar sempre deve-se cantar uma ladainha (música que geralmente conta uma história), a bateria desse estilo de jogo geralmente é formada de três berimbaus (Gunga (ou berra-boi), médio e viola), pandeiro, agogô, atabaque e alguns mais antigos usam também o reco-reco. O maior ícone e divulgador desse estilo de capoeira é Vicente Ferreira, o Mestre Pastinha.
Capoeira Regional: Antes chamada de Luta Regional Baiana criada por volta de 1928 por Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba. Mestre Bimba fez uma junção da capoeira angola que ele ja praticava com um tipo de luta livre chamado Batuque (que era muito comum na Bahia no século XIX) e também alguns movimentos de outras artes marciais. Na capoeira Regional o capoeira passou a jogar mais em pé num jogo mais rápido. Mestre Bimba criou o primeiro método didático de ensino que consistia na sequência de Bimba (uma sequência de movimentos específicos), Bimba criou também um código de ética que na época exigia até mesmo a higiene do capoeira, instituiu o uniforme branco e o sistema de Graduação, na época eram com lenços coloridos, mais tarde passou a ser através de cordas, cordões e ou cordéis. Os toques também são bem específicos. Na roda de capoeira regional os toques básicos pra se jogar é São Bento Grande de Bimba (jogo em pé, rápido e mais agressivo), Benguela (jogo mais balanceado, um pouco mais lento que o sbg e mais floreado), Iuna (jogo exclusivo para formados, mestres ). Existiam outros toques como o Cavalaria que avisava quando capoeiras de fora chegavam, e também avisava a chegada da policia, o Idalina, Amazonas e Santa Maria era toques para apresentações especiais.
A roda de capoeira é um círculo de capoeiristas com uma
bateria musical em que a capoeira é jogada, tocada e cantada. A roda serve
tanto para o jogo, divertimento e espetáculo, quanto para que capoeiristas
possam aplicar o que aprenderam durante o treinamento.
Os capoeiristas se
perfilam na roda de capoeira cantando e batendo palmas no ritmo do berimbau
enquanto dois capoeiristas jogam capoeira até algum outro capoeirista da roda
comprar o jogo, ou seja, entrar entre os dois e iniciar um novo jogo com um
deles.
SISTEMA DE GRADUAÇÃO DO GRUPO
A cerimônia do recebimento do primeiro cordão consiste no batizado. A cerimônia dos cordões recebidos posteriormente consiste na troca de cordão. Fica a critério do mestre ou professor o batizado e a mudança dos cordões de seus alunos. O tempo base para a troca de cordão é de 1 (um) ano.
O sistema de cores que identifica o estágio de aprendizado e evolução do capoeirista é organizado em dois grupos e 5 fases.
Cada grupo corresponde a uma faixa etária:
1) Menores de 15 anos: cordões de cor mais clara;
2) A partir de 15 anos: cordões de cor mais forte, mais escura.
O tom de cor claro, trançado em quatro (com 24 fios) deverá ser usado na cintura dando duas voltas na mesma, e com sua extremidade descendo pela perna esquerda até a altura do joelho. O tom de cor escura para a graduação acima de quinze anos de idade, trançado em quatro com 32 fios de lã.
1) Menores de 15 anos: cordões de cor mais clara;
2) A partir de 15 anos: cordões de cor mais forte, mais escura.
O tom de cor claro, trançado em quatro (com 24 fios) deverá ser usado na cintura dando duas voltas na mesma, e com sua extremidade descendo pela perna esquerda até a altura do joelho. O tom de cor escura para a graduação acima de quinze anos de idade, trançado em quatro com 32 fios de lã.
Serão conferidos certificados de graduação a todas as classificações.
A música e o canto são elementos fundamentais para uma roda de capoeira, acompanhando e cadenciando os movimentos dos capoeiristas.
Os instrumentos utilizados são:
A música na roda de capoeira
Muitas canções são na forma de pequenas estrofes
intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas
(ladainhas). As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções
são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de
uma lavadeira. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de
capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido e outras ainda são alegres e
falam de coisas tolas, cantadas apenas
para se divertir. Os capoeiristas mudam o estilo das canções frequentemente de
acordo com o ritmo do berimbau. Desta maneira, é na verdade a música que
comanda a capoeira e não só o ritmo, mas também no conteúdo. O toque Cavalaria
era usado para avisar os integrantes da roda que a policia estava chegando, por
sua vez, a letra é constantemente usada para passar mensagens para um dos
capoeirista na maioria das vezes de maneira velada e sutil.
Que lugar que é esse?
By Mestre Casquinha
Que
lugar que é esse que me encanta
Berimbau
que lá me chama
Eu vou vadiar..... (Que lugar que é esse)
Um Lugar onde o sol nasce primeiro
De
janeiro a janeiro, lá se vê a tradição
Sigo o vento leve, solto
De Tokyo até Kyoto
Mais que boa educação
Que lugar que é esse?
Que lugar bonito, cultura rica
Quem vai lá se encanta e fica..
Sente muita emoção...
É como viajar no tempo
E lembrar de bons momento
Que fica no coração
Que lugar que é esse?
Um Lugar onde o tempo é melodia
Magia no dia a dia
Tudo ao som do berimbau
Um lugar que se admira
E que lá se aprecia, a capoeira Angola e a
regional
Que lugar que é esse?
TIPO DE MUSICAS CANTADAS EM RODA DE
CAPOEIRA
A LADAINHA: é um ritmo lento,
sofrido, dolente, é como uma reza. As ladainhas, exclusivas o jogo de Angola,
são cantadas antes do inicio do jogo. A ladainha é cantada apenas por um
solista acompanhado de berimbaus e pandeiros. Normalmente o solista faz uma
louvação aos mestres, às suas origens,à cidade em que nasceu, pode ainda fazer
referências a fatos históricos, lendas ou algum outro
elemento cultural que diga respeito à roda de capoeira. As ladainhas
terminam com uma chamada ao coro que pode ser: iêê viva meu mestre...; iêê
volta ao mundo...; iêê aruandê...; iêê a capoeira...; iêê vamos simbora...;
dentre muitas outras. Esse momento do canto é conhecido como louvação ou salva.
O CORRIDO: é a cantiga que se segue depois da ladainha e é a senha para o inicio do jogo na roda de capoeira. São versos simples interpretados pelo solista e em seguida pelo coro com jogo de pergunta e resposta . Um ou mais versos pode ser alterado de improviso pelo solista. O corrido é cantado de acordo com o ritmo do jogo, seja lento ou rápido. O ritmo do jogo é determinado pelo toque do berimbau que são na Capoeira Angola: toque de Angola; São Bento Pequeno e São Bento Grande de Angola.
A QUADRA: a quadra pouco de distingue dos corridos, por muitas vezes são consideradas as mesmas cantigas. Entretanto há algumas cantigas onde os quatro versos são repetidos fielmente pelo coro e nesse momento o solista tem a oportunidade de improvisar o toque berimbau.
A CHULA: a chula na capoeira regional são cantigas mais extensas que relatam algum fato acontecido ou conta histórias do passado. A chula difere da ladainha por ser cantada durante o jogo e também pela presença do refrão que é repetido pelo coro entre uma estrofe e outra. A chula é mais comum nas rodas de capoeira regional ou contemporânea e no samba de roda. Alguns mestres de capoeira angola de salvador (BA) chamam de chula o que outros chamam de corrido.
O CORRIDO: é a cantiga que se segue depois da ladainha e é a senha para o inicio do jogo na roda de capoeira. São versos simples interpretados pelo solista e em seguida pelo coro com jogo de pergunta e resposta . Um ou mais versos pode ser alterado de improviso pelo solista. O corrido é cantado de acordo com o ritmo do jogo, seja lento ou rápido. O ritmo do jogo é determinado pelo toque do berimbau que são na Capoeira Angola: toque de Angola; São Bento Pequeno e São Bento Grande de Angola.
A QUADRA: a quadra pouco de distingue dos corridos, por muitas vezes são consideradas as mesmas cantigas. Entretanto há algumas cantigas onde os quatro versos são repetidos fielmente pelo coro e nesse momento o solista tem a oportunidade de improvisar o toque berimbau.
A CHULA: a chula na capoeira regional são cantigas mais extensas que relatam algum fato acontecido ou conta histórias do passado. A chula difere da ladainha por ser cantada durante o jogo e também pela presença do refrão que é repetido pelo coro entre uma estrofe e outra. A chula é mais comum nas rodas de capoeira regional ou contemporânea e no samba de roda. Alguns mestres de capoeira angola de salvador (BA) chamam de chula o que outros chamam de corrido.
Existem
muitos movimentos que caracterizam a capoeira. A ginga,
movimento típico a partir do qual se realizam todos os demais, é um movimento
ritmado e constante que envolve todo o corpo do capoeirista, que simula
tentativas de ataque e contra-ataque. Inicia-se afastando lateralmente os pés, desloque um dos pés para trás, mantendo o braço contrário à frente, com o tronco
em pequena inclinação. Retorne à posição inicial e repita o movimento com o outro pé.
Veja na figura a seguir a movimentação dos pés:
movimento do ginga (siga o link) - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ginga.gif#/media/File:Ginga.gif
visite a página http://www.geocities.ws/bezouromagang/golpesemovimentos.html e confira outros gif sobre movimentos de capoeira.
Resumindo...
segue abaixo o link dos movimentos básicos da capoeira
Assista uma roda de capoeira
Hoje em dia, a
capoeira é fonte de orgulho para o povo brasileiro, tornando-se uma
verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior, sendo
considerada
Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Teste seus conhecimentos. Responda a enquete sobre capoeira: https://forms.gle/vfVtirUwFowDxMrVA |
Capoeira – Wikipédia, a enciclopédia livre;
tipo de musicas cantadas em roda de capoeira - capoeira terra da luz
A capoeira e seus estilos – Andries Viljoen – Medium;
http://www.brasilcapoeira.com/sites_p/cordas_p.htm
Ficou
ResponderExcluirotimo luci
Tenho que concordar
ExcluirUm blog totalmente bem elaborado,particularmente eu adorei achei todos os conteúdos bem explicados/elaborados acredito ser de estrema utilidade para o nosso dia-a-dia escolar .
ResponderExcluirFicou muito bom lucy estou estudando para a prova
ResponderExcluirOlá Professora, parabéns pelo blog.Muito bom!
ResponderExcluirEstudei para a prova através dele e me ajudou bastante
Julia, 9 ano A