domingo, 7 de abril de 2019

APRESENTAÇÃO

Esse blog, foi criado para auxiliar os alunos do ensino fundamental 2, na aprendizagem dos conceitos básicos do esporte e das atividades físicas, com metodologias diferenciadas enriquecendo o currículo.
Infelizmente, não existe um material próprio para a área da Educação Física, estamos sempre recorrendo a sites, blogs e material impresso, às vezes ligado à Ciências, às vezes à Língua Portuguesa  e por que não juntar tudo que é estudado na prática em um único blog? Espero colaborar com meus alunos e a quem possa interessar.
Sugestões serão bem vindas.



LUTA: CARATÊ ou KARATÊ


Palavra japonesa karate, que vem do termo to te, significa “mãos vazias”.



As lutas, enquanto práticas esportivizadas como as que conhecemos hoje, são muito  recentes e resultam do surgimento de novas técnicas e das necessidades da própria humanidade ao longo de sua história. No passado, as lutas e as artes marciais (budo) estavam associadas à sobrevivência, ao exercício físico, ao treinamento militar, à defesa e ao ataque pessoal, entre outros motivos, sofrendo diferentes influências culturais, religiosas e filosóficas.
As lutas orientais tiveram origem em países como Índia, China, Japão e Coreia, sendo utilizadas tanto para a defesa da nação quanto para a do próprio praticante. Alguns mestres perceberam, entretanto, que por meio das lutas era possível trabalhar o autodomínio, a superação de limites, o aumento da concentração, além do exercício físico e sua utilização como atividade de lazer, o que trouxe o caráter educativo à sua prática. Atualmente, boa parte dos filmes que tratam das lutas de origem oriental exibe mestres com postura de educador, que ensinam a seus “discípulos” muito mais que a prática da luta, isto é, ensinam lições para a vida.  


Caso não consiga visualizar, clica no link  https://www.youtube.com/watch?v=_erxwppow9A

Mas qual é a diferença, afinal, entre as artes marciais e as lutas? Seriam a mesma coisa?



Segundo os praticantes das artes marciais, principalmente as de origem oriental, elas se diferenciam das lutas porque têm uma orientação filosófica nos conteúdos de sua cultura de origem.
O caratê moderno é constituído por cinco escolas predominantes ou estilos, cujas diferenças estão baseadas em suas origens. São elas: Goju-Ryu, Shotokan, Shito-Ryu, Wado-Ryu e Shorin-Ryu.
A luta tem como característica a utilização das mãos, dos pés, dos braços e de qualquer outra parte do corpo como arma de defesa pessoal.

Identificando o caratê
O caratê é praticado em um local chamado dojo (que significa “lugar onde se estuda o  caminho”), e seus praticantes usam o gui, uma roupa de algodão composta por uma calça e uma blusa (semelhante a um quimono), amarrada por uma faixa colorida (que simboliza o nível de conhecimento do praticante).
Atualmente, o aprendizado das técnicas é dividido em três elementos:
·         kihon (técnica fundamental) – base, defesas, socos e pontapés;
·         katas (exercícios ou movimentos formais, com “um ou dois inimigos imaginários”).
Esses exercícios apresentam cinco características:
1) sequência: movimentos e direção dos golpes;
2) respiração: alternância entre momentos de inspiração e expiração, com intensidades diferentes;
3) combinações e tempo: sequência de movimentos combinados que dão “vida” ao kata;
4) forma e significado: posição dos golpes (mãos e pés) e significado da intenção de
cada movimento;
5) olhos: significam concentração e indicam a direção de execução dos movimentos e golpes;
·         kumite (combate) – no qual se utilizam as técnicas do kihon e dos katas.


Resumindo...
Cada palavra no Karatê tem um significado:
a)     Dojo  = local onde se estuda o caminho
b)    Gui = roupa semelhante a um quimono
c)     Kihon = técnica fundamental (base, defesas, socos e pontapés)
d)    Katas = exercícios ou movimentos formais com “um ou dois inimigos imaginários”.
e)     Kumitê = combate



Veja os exemplos de exercícios que você pode tentar fazer sozinho, de frente para um espelho.




Na prática do caratê, existe uma forma de movimentos conhecida como kata (pronuncia-se catá). Trata-se de uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em sequências fixas de movimentos, sistematicamente organizados, com técnicas ofensivas (ataque) e defensivas (defesa). Quando executado corretamente, o kata tem início e término na mesma posição espacial, revelando sua simetria. Do mesmo modo, sempre se inicia com uma defesa, o que simboliza a preservação da paz. Apesar dessa movimentação ser peculiar à prática do caratê, pode ser modificada para atender às necessidades específicas de aprendizado dos alunos, ou seja, criar uma sequência embasada nas técnicas mais simples aprendidas anteriormente e apresentá-la de forma livre.



Em competições de Karatê, tanto pode ocorrer o combate (kumitê) quanto uma apresentação de um kata.
Confira no link, uma apresentação de kata feminino


o KARATÊ 

Os filmes da franquia karatê kid, são muito mais do que falar sobre uma arte marcial, é falar sobre valores da vida. Vale a pena assistir para entender um pouco mais sobre as lutas marciais e suas percepções humanísticas.


Referências:
Currículo do Estado de São Paulo


segunda-feira, 1 de abril de 2019

Jogo, esporte ou brincadeira? Qual a diferença?







Fazendo distinção entre jogo e brincadeira pode-se dizer que o jogo é a atividade com regras que definem uma disputa “que serve para brincar” e brincadeira é o ato ou efeito de brincar, entreter-se, distrair-se com um brinquedo ou jogo.
De modo geral, jogo tem regras, mas possuem um caráter lúdico, de lazer, para distração além de envolver um pouco de competição. Na brincadeira o que prevalece é a alegria, o fato de se distrair sem se preocupar quem vai vencer ou não, apenas brincar e ser feliz.
Na imagem anterior, percebemos várias brincadeiras que podemos chamar de “jogos populares”, pois são brincadeiras que existem há muito tempo, desde o tempo de nossos avôs ou até antes. Você consegue identificar quantas brincadeiras aparecem na imagem? (Poste nos comentários.)
brincadeiras ou jogos populares

Analise o quadro abaixo com as principais diferenças entre jogo e brincadeira:






Algumas pessoas confundem jogo com brincadeira, mas é só pensar,  se há ou não flexibilidade. Se houver muita flexibilidade nas regras é brincadeira, pouca flexibilidade é jogo, e se não houver flexibilidade é ESPORTE.



O jogo ainda pode ser cooperativo, aquele em que o objetivo é colaborar um com o outro. Nesse tipo de jogo, normalmente, não há exclusão de quem perdeu ou errou, pois o objetivo é a aproximação das pessoas.



Existem várias diferenças entre jogos competitivos e jogos cooperativos.
É importante saber que não há nada de errado em competir e também que um tipo de jogo não é melhor que outro; contudo, para desenvolver hábitos de solidariedade para com o outro, nada melhor que participar de atividades cooperativas.
As regras também se aplicam aos jogos cooperativos. A principal delas é que devemos sempre considerar o outro e compartilhar suas dificuldades; caso contrário, transforma-se rapidamente em um jogo competitivo.




O jogo voleibol lençol ou tapete corporativo é um bom exemplo de jogo cooperativo. O objetivo é passar uma bola pelo centro do lençol sem deixar a bola cair pelas laterais. Todos estarão colaborando para que isso ocorra com sucesso. Veja o vídeo na versão competitiva:






Num mesmo jogo, pode aparecer tanto a cooperação quanto a competição, por exemplo, o jogo rouba bandeira (ou pique bandeira), onde o objetivo é chegar do outro lado do campo para capturar a “bandeira”. Ao mesmo tempo, se não houver trabalho em equipe (colaboração) não existe estratégia. A competição somente existe se alguém cooperar com você; caso contrário, não há como competir.



Percebemos muitos jogos cooperativos em gincanas escolares, acampamento e encontro de jovens. Veja o vídeo a seguir:https://www.youtube.com/watch?v=ymIpS8ndF0E

Agora, quem nunca jogou queimada? e rouba bandeira? para muitos, é o melhor jogo de todos. O que você acha?
Queimada ou Dodgeball





Qual a diferença entre esporte coletivo e individual? 

Simples, quando você joga sozinho, você contra outro em igualdade de condição física, é esporte individual, agora, se você está competindo em grupo contra outro grupo de nº igual, é coletivo. 

O futebol é um esporte coletivo e competitivo.



O Handebol (handball) também é um esporte coletivo e competitivo


Já o tênis de mesa (famoso ping pong) é um esporte competitivo mas individual.

E a ginástica rítmica? É coletivo ou individual?
A ginástica rítmica é um esporte considerado individual mas também por equipe. É  uma equipe competindo contra outras, mas não ao mesmo tempo como nos esportes coletivos. A ginástica rítmica, assim como a ginástica artística, vence a equipe que somar mais pontos no final da competição. Entendeu?


A natação também é individual, mas nas provas de revezamento, falamos que é por equipe, igual na prova de revezamento no atletismo.

Falando em esportes, segue uma lista em ordem alfabética com os nomes de alguns esportes ou jogos:

Atletismo
Iatismo
Surf
Basquete
Judô
Tênis de mesa
Ciclismo
Karatê
Ultramaratona
Decatlo, dodgeball
Levantamento de peso
Vôlei
Esgrima
Montain bike
Xadrez
Futebol
Patinação
Windsurf
Golfe
Quadribol
Yoga
Handebol
Remo
Zumba

Agora vamos falar um pouquinho de alongamento e aquecimento. Você já ouviu falar?

O aquecimento nas atividades motoras é a preparação do corpo para executar algum jogo, esporte ou mesmo uma atividade física mais intensa, prevenindo lesões musculares. O alongamento é o aquecimento mais utilizado entre todos, mas você também pode dar uma caminhada leve ou moderada antes, fazer alguns polichinelos ou mesmo uns “piques” de corrida para aquecer.

Não esqueça...
Aquecimento: é uma técnica usada antes de qualquer atividade esportiva ou de exercícios físicos e tem como objetivo aumentar gradativamente a intensidade da atividade física. Alongamento: tem como objetivo preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja, o alongamento proporcionará ao atleta um maior desempenho nas articulações o que fará com que os seus movimentos sejam eficientes de acordo com a atividade.


E as capacidades físicas?

Nas modalidades esportivas, todas as capacidades físicas são importantes. Mas, de acordo com a modalidade, uma capacidade é mais evidente na execução dos movimentos do que outras. Por exemplo, um atleta de corrida precisa de flexibilidade e agilidade, mas a velocidade é a capacidade mais evidente no momento da corrida.
 

Na imagem anterior, a aluna está fazendo um exercício de preparação para a ginástica ritmica, para esse movimento ela precisa de muita flexibilidade.

Já numa corrida de 100 metros, a capacidade física mais utilizada é a velocidade.


Mas quais são as capacidades físicas?
São elas:

agilidade: é a capacidade de executar movimentos rápidos com mudança de direção. Por
exemplo, as fintas nos esportes coletivos e as coreografias na dança;

flexibilidade: é a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como nos
alongamentos;

força: é a capacidade de vencer uma resistência por meio de ações musculares;

resistência: é a capacidade de permanecer o maior tempo possível em uma atividade, sem fadiga, como na corrida de grandes distâncias, ou repetir um gesto muitas vezes;

velocidade: é a capacidade de executar movimentos no menor tempo possível, como em uma corrida de curta distância em alta velocidade.


Exemplos de atividades motoras e as capacidades físicas:

Resistência: correr uma prova de longa distância como a Maratona (45Km)
Velocidade: correr ou nadar em alta velocidade em menor espaço de tempo
Agilidade:  desviar de barreiras, dos adversários no jogo, de obstáculos na pista ou na rua
Flexibilidade: fazer alongamentos, tentando aumentar a amplitude dos movimentos, se “esticar para alcançar um objeto no alto.
Força: levantar objetos pesados, ou empurrar, ou segurar por tempo indeterminado



Em breve veremos mais coisas interessantes no mundo da atividade física. Aguarde... enquanto isso assista o vídeo do Pateta, o campeão olímpico.






ou siga o link: https://www.youtube.com/watch?v=3gN09jgHEFo

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esporte, jogo e brincadeira, que tal me ajudar a completar a tabela com nomes de esportes? Poste nos comentários.

ESPORTE
A - ATLETISMO
B- BASQUETE
C- CICLISMO
D- 
E- ESGRIMA
F- 
G-
H- HÓQUEI
I-



Referências:
Currículo do Estado de São Paulo;
 https://www.coladaweb.com/educacao-fisica/jogos-cooperativos
programa.impulsiona.org.br
https://www.significadosbr.com.br/jogos-cooperativos