FUTEBOL DE CAMPO X FUTEBOL DE VÁRZEA
X
O futebol, como o conhecemos atualmente, é considerado um
esporte moderno em virtude de sua estrutura e organização e constitui-se em
fenômeno social, cultural, econômico e midiático, mas nem sempre foi assim...
O futebol foi introduzido no Brasil em
1894 por Charles Miller, brasileiro, filho de
ingleses. Após uma temporada na
Inglaterra onde conheceu o futebol e se tornou jogador por lá, retornou ao
Brasil e introduziu o esporte nas classes de elite, mas rapidamente foi
incorporado também pelas classes operárias como forma de entretenimento. É uma modalidade de origem européia,
organizada na e pela elite, e foi intensamente apropriada pelas camadas
populares no início do século XX. A rapidez com que se expandiu, principalmente
nos Estados de São Paulo e Rio Janeiro, permitiu perceber a imensa
identificação por meio das emoções, dos comportamentos e das diferentes formas de
organização para vivenciar o futebol.
Charles Miller
Foto no Museu do Futebol
Enquanto o futebol era praticado por uma elite dentro dos
clubes e nos campeonatos representativos,
a classe operária, estimulada também pelos donos das fábricas, organizou-se e
apropriou-se de tal forma dessa modalidade, que provocou uma ocupação de
diferentes espaços nas cidades. Os espaços ocupados nas imediações dos locais
de trabalho (fábricas e ferrovias), os terrenos baldios e as margens dos rios,
conhecidas como várzeas, passaram a ser pontos de encontro de trabalhadores,
futuros jogadores profissionais, famílias e grupos de amigos.
A partir da década de 1930, na cidade de São Paulo, por
exemplo, os bairros se relacionavam por meio do futebol. Seabra (2000)
identificou a existência de inúmeros
campos de futebol na várzea paulistana entre os anos de 1940 e 1950, todos
intensamente utilizados, formando uma rede de sociabilidade entre os bairros.
Você sabia que muitos dos craques que
fizeram a história do futebol brasileiro começaram
a vida de jogador em campos de várzea?
(O termo “várzea” está associado a
terras
férteis
localizadas em vales, à margem de rios ou ribeirões.) As escolinhas de
futebol que conhecemos hoje não existiam há alguns anos. Elas surgiram com o
crescimento das grandes cidades e a diminuição de áreas livres. No passado,
bastava um terreno plano, descampado, para aparecer um campinho de futebol no
qual a molecada pudesse se divertir.
Medida oficial de um campo de futebol
O futebol é um fenômeno social,
cultural, econômico e midiático. Sua estruturação e organização é resultado de
um processo histórico cuja evolução o coloca entre os esportes modernos do
mundo. De esporte amador, nascido nos campos de várzea de São Paulo, o futebol
é hoje uma modalidade que envolve grande volume de investimentos e interesses.
Segundo o jornalista Flávio Adauto
(1999), a chegada da indústria automobilística ao Brasil, na década de 1950,
impulsionou a expansão imobiliária. Com o crescimento urbano, a aglomeração da indústria
e do comércio e a ampliação da malha viária, muitos campos foram extintos.
Com a retificação das margens dos Rios
Tietê e Pinheiros para receber o asfalto das vias em suas laterais e com a
abertura da Avenida 23 de Maio, ligando o aeroporto de Congonhas ao centro da
cidade, desapareceram, por exemplo, os campos do Lusitano e do Éden, entre
outros. Tudo foi substituído por prédios, avenidas, shoppings. Foram
engolidas dezenas, talvez centenas, de campos da cidade. No final do século
passado e início deste, o futebol tornou-se altamente profissionalizado. É um
negócio, sem dúvidas. O talento, que antes nascia nos campos de várzea, hoje é
produzido. Os jovens dos grandes
centros urbanos iniciam sua prática
nos esportes em espaços diferenciados, como em escolinhas de futebol.
Essas instituições foram criadas em
função do apelo das mídias, as quais influenciam crianças e adolescentes que
sonham em ser “esportistas” ou “atletas famosos” para, um dia, terem seu lugar
no futuro espetáculo esportivo.
O esporte depende das mídias, que
viabilizam patrocinadores e financiam os atletas, os clubes e os eventos, assim
como as mídias dependem do esporte para formar consumidores dos produtos por
elas anunciados.
O esporte transformou-se, assim, em
telespetáculo, O que vemos na tela é resultado do parecer do comentarista, do
olhar de quem está com a câmera e registra o que considera importante (e que
nem sempre é o que nós achamos relevante). A isso somam-se emoção em função da
música de fundo, o apelo do “tira-teima” e tantos outros recursos
tecnológicos que influenciam a opinião
de quem assiste ao jogo pela TV.
O FUTEBOL ATUAL
Na imagem a seguir, estão alguns dos
principais patrocinadores do futebol brasileiro. Através do marketing, e da
publicidade nos uniformes dos jogadores, o futebol se torna um grande negócio.
O ranking de patrocínio da Caixa Econômica em 7
anos.
No gráfico a seguir, identificamos o
valor investido nos times brasileiros, seja no salário dos jogadores pelos patrocínios,
ou seja, pela divulgação da marca nos jogos.
Fonte: http://cassiozirpoli.com.br
VAR: o que é e como funciona a vídeo-arbitragem no
futebol
Sistema
de vídeo-arbitragem VAR (sigla em inglês de video
assistant referee ou árbitro assistente de vídeo).
Quando
é usado e como funciona?
O VAR é composto por um
conjunto de câmeras que transmitem as imagens para uma sala isolada do campo,
onde assistentes de vídeo podem rever as jogadas. Existem apenas quatro tipos
de lances que podem ser revistos. Esta assistência pode ocorrer a pedido do
árbitro (em caso de dúvidas em uma das jogadas que podem ser revistas), ou caso
os assistentes observem um lance duvidoso e comuniquem o juiz da partida
através do fone de ouvido.
Nesse
momento, os assistentes de vídeo reproduzem as imagens em seus monitores e
transmitem suas conclusões ao árbitro. É este último que toma a decisão final.
Pode fazê-lo depois de também consultar as imagens em um monitor localizado na
lateral ou confiar exclusivamente no critério dos assistentes.
ESTÁDIOS BRASILEIROS
Vejamos
agora alguns dos estádios mais conhecidos e frequentados no Brasil, incluindo
suas transformações para a COPA de 2014
MARACANÂ/RJ, ANTES E DEPOIS DA REFORMA PARA A COPA
ARENA CORINTHIANS – feito especialmente para a
COPA 2014
ESTÁDIO CÍCERO POMPEU DE TOLEDO – MORUMBI –
SEDE DO TIME DO SÃO PAULO
ARENA DAS DUNAS – NATAL/RN
ARENA DO GRÊMIO - RS
ESTÁDIO
URBANO CALDEIRA, SEDE DO CLUBE DO REI PELÉ.
Vila Belmiro
– SANTOS/SP
Estádio Palestra Itália,
sede do time palmeiras - Parque Antártica – atual ALIANZ
PARQUE - SP
E o mais tradicional e conhecido por todos:
Localizado na região próxima ao centro de São
Paulo, foi um dos mais frequentados pelos paulistas. É um dos únicos estádios municipal em SP, os demais são todos particulares vinculados a um time.
Lá, encontramos um acervo muito interessante
sobre a história do futebol e como se tornou o esporte favorito dos
brasileiros.
muito legal aprendi muito no seu blog
ResponderExcluirass:ChapolinColorado