BEISEBOL
Esse esporte também se popularizou em Cuba, no Japão, em Porto Rico, na Venezuela e em vários outros países da América Central
e do Caribe. A partir das últimas décadas do século XIX, essa modalidade difundiu-se dos Estados Unidos para várias partes do mundo, ganhando milhares de praticantes.
O beisebol foi criado por Abner Doubleday, nos Estados Unidos, em 1839. Há quem diga que o esporte tem raízes na Inglaterra, e que já em 1700 era praticado por jovens nos fins de semana. O beisebol foi levado ao Japão pelos professores norte-americanos Holles Wilson e Madjett, que lecionavam na Universidade de Tóquio, em 1873. Depois disso, o esporte passou a ser difundido pela América Central e pela Europa, ganhando muitos adeptos e praticantes pelo mundo afora (OI, 1996).
Sabe-se que o beisebol foi introduzido no Brasil por americanos que trabalhavam em empresas como a antiga Light e a Companhia
Telefônica, e também pelos funcionários do Consulado Geral dos Estados Unidos, que praticavam a modalidade como forma de lazer
aos fins de semana. Oi (1996) relata que, já na década de 1920, existia uma liga de beisebol comandada por um diretor da Companhia Telefônica.
Apesar de não serem os que trouxeram o beisebol ao nosso país, os japoneses foram os grandes responsáveis pela sua difusão em terras
brasileiras. Devido a esse processo, grande parte dos ídolos brasileiros é descendente de japoneses, o que é motivo de alegria para a grande população japonesa aqui residente.
BEISEBOL OU BASEBALL?
A palavra Baseball, por si só, em tradução livre, seria algo relacionado à bola e às bases, indicando os possíveis caminhos para um dos seus maiores objetivos: rebater a bola e correr pelas bases localizadas no campo.
Dinâmica geral do beisebol
Para entendermos como se pratica o beisebol, é preciso conhecer algumas de suas principais características. A primeira delas é que, nesse esporte, cada equipe tem seus tempos de ataque e defesa separados. A partida somente acaba quando é completada a disputa de nove ataques e nove defesas. Cada conjunto de ataque/defesa é denominado inning, o que seria equivalente ao set do vôlei, e cada equipe deve ter nove jogadores.
jardim externo e o interno.
Conheça um pouco do vocabulário do beisebol:
a) inning: Entrada.
b) bat: Taco ou bastão de beisebol.
c) strike: Um arremesso bem-sucedido, isto é, a bola arremessada passa na linha abaixo do ombro e acima do joelho do rebatedor e sobre a home plate.
d) ball: Um arremesso ruim, isto é, a bola passa fora das medidas do strike, e o batedor não faz o swing (movimento com o bat ou bastão).
e) walk: O arremessador erra quatro vezes a zona de strike ou atinge o batedor.
f) out: Eliminado.
g) safe: Basta pisar em uma base em que esteja um corredor para parar a jogada.
h) fair ball: Quando a rebatida está em jogo.
i) foul ball: Quando a rebatida não é válida.
j) home run: Quando a bola ultrapassa os muros do fundo do campo, o jogador passa pelas quatro bases, completando o percurso e fazendo o ponto.
k) runner: É o rebatedor que acerta a bola e passa a ser chamado de “corredor”, ou runner.
Assista ao vídeo que ensina na prática, o jogo de beisebol:
https://www.youtube.com/watch?v=R8_vY5mVOIY
Assista outros vídeos sobre beisebol ou acesse a página:
Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol.
Disponível em: <http://www.cbbs.com.br>.
Acesso em: 12 nov. 2013. Oferece fotos, informações
sobre o esporte, campeonatos pelo
país, federações etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário