domingo, 17 de novembro de 2019


HANDEBOL 
ou 
HANDBALL


O handebol é uma modalidade esportiva extremamente dinâmica e simples de jogar. Não
necessita de muitos implementos, exigindo apenas uma área livre, uma bola, duas balizas e sete jogadores por equipe: um goleiro e seis jogadores de linha. Como seu próprio nome em inglês sugere, a bola deve ser passada com as mãos, o que torna essa modalidade mais fácil e motivante para os alunos, uma vez que a precisão com as mãos é maior que com os pés.

O handebol chegou ao Brasil por volta de 1930, tendo sido difundido principalmente por
imigrantes alemães na cidade de São Paulo. A criação da Federação Paulista de Handebol,
em 1940, serviu de estímulo para que a modalidade esportiva passasse a ganhar muitos
adeptos e praticantes no país, especialmente nas escolas.

Segue o link sobre a origem do Handebol - TV Escola 
https://www.youtube.com/watch?v=T-wM4r8ib8E

Na prática esportiva do handebol, a equipe que estiver com a bola deverá progredir em direção à baliza/alvo, enquanto a que estiver sem a posse da bola deverá buscar sua recuperação, para se deslocar ao campo de ataque. Diante disso, os jogadores devem
entender determinadas formas táticas e técnicas de comportamento para conseguir atingir o objetivo maior: fazer gols na equipe adversária.-



O handebol é um esporte de invasão, e conforme suas características, possui situações tanto de ataque quanto de defesa. 
Em situação de ataque:
1. conservação da posse de bola;
2. progressão da bola e da equipe em direção ao alvo adversário;
3. finalização em direção ao alvo.

Em situação de defesa:
1. recuperação da posse de bola;
2. contenção da bola e da equipe adversária em direção ao próprio alvo;
3. proteção do alvo.

Além dessas situações, encontramos também sistemas táticos baseados no posicionamento dos jogadores




Goleiro: Joga no Gol e pode defender a bola com o pé.
Pontas: Tem dois, um esquerdo e outro direito. Os pontas jogam bem, na ponta da quadra, para atrair a atenção para eles e o meio da área ficar livre, sem defensor.
Meias: Tambem são dois e ficam um pouco mais para o meio da quadra do que o ponta.
Armador central: é o “armador”da equipe praticamente todas as bolas passam pela mão dele. É o mais habilidoso
Pivô:joga infiltrado na defesa do adversário, fazendo bloqueios para os companheiros e recebendo bolas na linha dos 6 metros ( a área do goleiro)


Alguns sistemas táticos mais utilizados no handebol


5X1

6X0

4X2

Fundamentos do handebol

Empunhadura



Foto de um jogador se preparando para arremessar a bola que segura com uma das mãos.
Observe como o jogador segura a bola com uma das mãos.

É um dos fundamentos mais básicos no handebol. Consiste no ato de segurar a bola de maneira correta com uma das mãos.

Recepção

Também fundamento básico, mas não menos importante, a recepção é o ato de receber a bola e conseguir dominá-la. Normalmente, é realizada com as duas mãos, porém, dependendo do nível técnico do atleta e da situação da partida, essa recepção também pode ser feita com apenas uma das mãos.

Passe

Normalmente treinado em conjunto com o fundamento anterior, o passe é um dos fundamentos mais importantes da modalidade. É a ação de lançar a bola para um companheiro de equipe sem deixar que o adversário faça a interceptação.

Arremesso

É a ação que finaliza a jogada criada pela equipe e tem como intuito atingir a baliza adversária para marcar o gol.

Finta

Ação feita com a bola na mão, a finta consiste em realizar movimentos e mudança de ritmo rapidamente, com a intenção de confundir a defesa adversária e, assim, conseguir espaços para avançar em direção ao gol.

Drible

Resume-se ao ato de quicar a bola no chão, em progressão, sem perder o domínio dela. O drible tem como objetivo ludibriar a marcação adversária seja nas ações coletivas, seja nas individuais. É também uma forma de tentar encontrar o melhor ângulo para o arremesso.

REGRAS PRINCIPAIS

Número de jogadores

Em torneios oficiais, permite-se a participação de até 14 jogadores por partida, mas, em quadra, no momento da disputa, é obrigatório que cada equipe tenha um goleiro e seis jogadores de linha.
As substituições são livres, podendo um jogador reserva entrar em quadra a partir do momento em que o jogador substituído sair.

Posse de bola

Diferentemente de outras modalidades, no handebol existem duas regras básicas para quem está com a bola: segurá-la por, no máximo, três segundos – mesmo que ela esteja no solo; dar, no máximo, três passos com a bola na mão.

Área do goleiro

Durante o jogo, nenhum jogador de linha pode pisar na linha ou entrar na área do goleiro. Caso essa invasão aconteça, a equipe que está atacando perde a posse de bola.
Entretanto, ao realizar um movimento de ataque, por exemplo, é permitido que o jogador cometa essa invasão, mas somente se pular de fora para dentro na área e soltar a bola enquanto estiver no ar.

Tiro de 7 metros

O tiro de 7 metros é o pênalti do handebol, é cobrado quando há alguma agressão em uma clara chance de gol. Na cobrança, os jogadores de defesa e de ataque ficam fora da linha dos 9 metros e o goleiro pode movimentar-se livremente até a linha dos 4 metros.

Tiro Livre

O tiro livre no handebol ocorre quando há faltas em geral. É cobrado no local onde a falta se originou a não ser que ela ocorra dentro da linha tiro livre (linha pontilhada até a linha da área), se a falta ocorrer dentro dessa área a cobrança deve ser realizada antes da linha pontilhada, em local próximo.


Quer aprender um pouco mais sobre o esporte...veja o vídeo explicativo sobre o handebol

https://www.youtube.com/watch?v=GR6elWQ6qV8

Assista um trecho do jogo Brasil X França no mundial feminino de 2015

https://www.youtube.com/watch?v=2CqfZdjBWjQ


O handebol é um esporte fácil de aprender, lembra da queimada? Então, a queimada é o pré-desportivo do handebol, ou seja, tem fundamentos bem parecidos. 

referências: curriculo do Estado de São Paulo
https://cbhb.org.br/ portal handebol Brasil
https://www.cob.org.br/pt/cob/confederacoes/cbhb/

Nenhum comentário:

Postar um comentário