VOLEIBOL
O voleibol ou vôlei é um esporte praticado entre duas equipes numa quadra retangular (aberta ou fechada). Ela é dividida por uma rede colocada verticalmente sobre a linha central.
O voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário.
Na nova nomenclatura dos esportes, o voleibol é um esporte de rede/divisória. São aquelas modalidades nas quais se arremessa, lança ou se bate na bola ou peteca em direção à quadra adversária (sobre a rede ou contra uma parede) de tal forma que o rival não consiga devolvê-la, ou a devolva fora de nosso campo ou pelo menos tenha dificuldades para devolvê-la.
HISTÓRIA DO VOLEIBOL
O voleibol surgiu nos Estados Unidos em 1895. Seu criador foi o estadunidense William George Morgan (1870-1942). Na época, Morgan era chefe de Educação Física da “Associação Cristã de Moços” (ACM) em Massachusetts.
Sua ideia era criar um esporte que tivesse pouco impacto e contato físico entre os adversários, com o intuito de evitar lesões.
Primeiramente, o esporte foi chamado de “mintonette” e, pouco depois, de “volley ball”. Cinco anos após sua criação, o jogo foi levado para o Canadá e, mais tarde, conquistou outros países do mundo.
Na década de 40, o voleibol já era reconhecido mundialmente. Sendo assim, em 1947, em Paris, na França, foi fundada a Fédération Internationale de Volleyball (FIVB) - Federação Internacional de Voleibol, em português. Esse órgão é até hoje responsável por coordenar e organizar as atividades relacionadas com esse esporte.
Em 1949, aconteceu o primeiro campeonato mundial de voleibol para homens na Checoslováquia, no qual a Rússia saiu campeã. Três anos mais tarde, esse campeonato já incluiu o voleibol para mulheres, com vitória para o Japão.
A partir de 1964, o vôlei se tornou um esporte olímpico, o qual permanece até os dias atuais. Hoje ele possui muitas equipes e adeptos pelo mundo.
O vôlei de quadra é formado por duas equipes com 6 jogadores em cada. No total, são 12 jogadores. Existem ainda 6 jogadores reserva.
Fundamentos do voleibol
Os fundamentos do vôlei estão baseados nos:
- Saques
- Passes
- Levantamentos
- Ataques
- Bloqueios
Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O sacador, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu adversário.
Se ele ultrapassar o limite, a bola vai retornar para seu adversário sacar. Note que quando a bola toca no chão do time adversário, ocorre a marcação de pontos.
A chamada “zona de saque” representa o local onde o jogador (sacador) deve permanecer para lançar a bola. Trata-se de uma área de 9 metros de largura situada após cada linha de fundo.
Após o saque, tem-se os passes de bolas. Ou seja, os movimentos realizados entre os jogadores que recebem a bola. O passe mais comum e conhecido é a manchete. Esse passe é realizado com as mãos unidas.
SAQUE
TOQUE |
MANCHETE
CORTADA
BLOQUEIO
Os levantadores são os jogadores responsáveis por receberem os passes. Como o próprio nome já indica, eles levantam a bola com a ponta dos dedos. Em seguida, passam aos atacantes que tentam marcar ponto ao lançar para o campo adversário.
Os atacantes colocam muita força na jogada e com um grande salto objetivam tocar o chão da equipe adversária para fazer o ponto.
Os adversários podem, no entanto, realizar um bloqueio ou defesa para que a bola volte e toque no chão da equipe que atacou.
Observe que os bloqueios são realizados por dois ou mais jogadores que estão posicionados próximos da rede. Sendo assim, para se defender contra o ataque do adversário eles saltam no mesmo momento.
Regras do voleibol
As principais regras do vôlei são:
- Cada equipe possui um técnico;
- Uma partida é constituída de 5 sets;
- Não existe tempo pré-determinado para cada set;
- Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos;
- Em caso de empate no set no final (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25, etc.);
- Após o saque, a equipe só pode tocar três vezes na bola;
- Ganha a equipe que vencer três sets;
- Se houver empate nos sets (2x2) o 5º set será decisivo. No quinto set, o chamado tie-break, a equipe que alcançar 15 pontos, com dois pontos de diferença adversário, vence. Não havendo a diferença, o set prossegue até que uma das equipes consiga alcançar os dois pontos de vantagem.
Posições do voleibol
Cada jogador tem uma posição dentro da quadra, a qual apresenta uma ordem de rotação:
- 3 jogadores posicionam-se perto da rede;
- 3 jogadores posicionam-se na linha de trás
Rodízio
Na lógica do voleibol, a quadra possui seis posições, três na zona de ataque e três na zona
de defesa. O “rodízio” é o movimento dos jogadores no sentido horário por todas as posições e ocorre toda vez que a equipe que não está de posse do saque converte um ponto. O objetivo do rodízio é que todos os jogadores saquem (o que ocorre quando um jogador chega na posição 1) e que todos os jogadores ocupem as seis posições da quadra.
O líbero
A introdução do líbero na dinâmica do voleibol ocorreu ao final da década de 1990. O objetivo principal foi tornar as disputas por cada parte mais longas, por isso, o líbero geralmente se posiciona no fundo da quadra, e é responsável pela recepção e defesa. O líbero somente pode usar o “toque por cima” quando está posicionado atrás da linha de 3 metros, caso contrário é necessário utilizar a “manchete” ou rebater a bola abaixo do limite da rede.
Algumas regras se aplicam exclusivamente ao líbero:
Usar uniforme diferente do dos demais jogadores,
Não sacar, atacar e bloquear,
Não ser o capitão da equipe.
As substituições do líbero não contam no limite permitido para cada time, nem precisam ser informadas aos árbitros.
Em geral, o líbero se coloca na posição "6" do rodizio.
QUADRA
O voleibol é uma modalidade de “fronteiras definidas”, com uma peculiaridade que
os outros esportes coletivos, como handebol, futsal e basquetebol, não têm. Há uma rede
bem no meio da quadra delimitando o campo de atuação dos times que participam da
disputa. Cada um deles defende seu território. As estratégias utilizadas não se referem
à invasão do território oposto (que, aliás, é proibida), como acontece em outras modalidades, mas sim à arquitetura da jogada, que deve ser construída, coletivamente, no próprio território a partir da colaboração específica dos jogadores.
Referências: https://www.todamateria.com.br/voleibol/
Currículo do Estado de São Paulo - caderno do professor 2014
Voleibol sentado
Também chamado de voleibol adaptado, o voleibol sentado é um esporte Paraolímpico, que pode ser praticado tanto por equipes masculinas, quanto por equipes femininas.
Sua prática é responsável, principalmente, pela integração social das pessoas que possuem deficiência. Além disso, é uma oportunidade para que elas possam praticar uma modalidade esportiva.
O voleibol sentado surgiu na década de 50, em junção do esporte convencional, com o sitzbal. Este último é um esporte alemão praticado por pessoas com mobilidade reduzida. Entretanto, a principal diferença é que ele não possuí redes.
Em 1956, unindo as duas modalidades, mas com predominância das regras do voleibol, o vôlei sentado começou a ser praticado.
Leia mais sobre a história do voleibol sentado em https://escolaeducacao.com.br/voleibol-sentado/
Leia mais sobre a história do voleibol sentado em https://escolaeducacao.com.br/voleibol-sentado/
Regras do Voleibol Sentado
Apesar de guardar muitas semelhanças em relação ao vôlei tradicional, esta modalidade possui várias especificidades. Confira quais são as principais regras do voleibol sentado:
- Podem competir na modalidade: amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral ou com outros tipos de deficiência locomotora;
- As partidas são disputadas por duas equipes, cada uma delas com seis jogadores em campo. Estes são divididos em jogadores de ataque, defesa e o líbero;
- Cada uma delas tem, ainda, seis jogadores reservas;
- Entre os 12 jogadores de cada time, somente dois podem ter “inabilidade mínima”, sendo que somente um pode estar em campo;
- Vence o jogo quem vencer o maior número de sets;
- Não é permitido bater na bola sem estar sentado;
- Cada equipe pode tocar na bola somente três vezes antes de passá-la para o campo adversário;
- A partida é disputada em cinco sets. Vence a partida quem fizer três sets primeiro;
- Em caso de empates dos sets (2×2), o último set será decisivo. Ele é chamado de tie-break;
- Os sets possuem 25 pontos corridos e o tie-break 15 pontos;
- Assim como no voleibol convencional, para vencer o set, é necessário, além dos 25 pontos, marcar dois pontos de diferença;
- A equipe de arbitragem é composta por:
- Dois árbitros que são responsáveis por fiscalizar todas as jogadas;
- Dois auxiliares, que ficam nas extremidades da quadra para averiguar as linhas;
- Dois marcadores cuja responsabilidade é assinar os pontos da partida.
Quadra do Voleibol Sentado
A quadra para a prática da modalidade mede 10 metros de comprimento, por seis metros de largura. As linhas de ataque estão posicionadas a dois metros do centro do campo.
Dimensões da quadra de voleibol sentado
Assim como no vôlei tradicional, dividindo a quadra, há uma rede. Esta, por sua vez, é posicionada em alturas diferentes, dependendo se a competição é masculina ou feminina. Para homens, a altura é de 1,15 metros, enquanto para mulheres, a rede fica a 1,05 metros do chão.
Assista ao vídeo de como se joga o voleibol sentado
"O que eles comemoram em pé, conquistaram sentados."
Exemplo de garra, determinação e superação.
Quer conhecer mais sobre esse esporte, acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário